Ao redor do mundo, os museus funcionam como símbolos culturais - espaços de significado que frequentemente se tornam símbolos da paisagem arquitetônica de uma cidade. Exemplos históricos como o Museum de Fundatie, na Holanda, e o Museu do Louvre, na França continuam a atrair milhões de visitantes, com as intervenções arquitetônicas contemporâneas sobre eles redefinindo suas contribuições espaciais a seus contextos locais.
A atual pandemia, no entanto, mudou as coisas. Os números de visitantes caíram, levando a mudanças em como alguns museus são administrados. Perguntas podem ser feitas, então, sobre como os museus pelo mundo irão evoluir no futuro, a partir de uma perspectiva espacial, considerando as tecnologias emergentes, e a partir de uma perspectiva política, enquanto florescem os debates sobre a restituição de artefatos a museus aos seus territórios de direito.
Uma das tecnologias emergentes é a Realidade Aumentada (AR) que pouco a pouco começou a se impor nas configurações do mainstream. Colocando de maneira simples, a Realidade Aumentada é uma experiência interativa, aprimorada, do mundo real, exibindo a realidade com uma versão alterada sobreposta. Um exemplo bem conhecido é o jogo Pokémon Go, no qual jogadores "pegam" Pokémons escondidos em seus ambientes imediatos. No contexto museológico, a aplicação mais óbvia da AR é uma explicação direta sobre as exposições de museus, acrescentando informações extras ou oferecendo contexto adicional.
À medida em que a tecnologia de Realidade Aumentada se tornar mais popular, o design de museus a nível espacial pode ver uma mudança em direção a espaços menores e mais "espalhados". As áreas urbanas de hoje continuam se tornando mais e mais tumultuadas, e enquanto a demanda por espaços continua a crescer, os novos museus no futuro talvez tenham uma pegada (de carbono) muito menor. Isso, entretanto, não resultaria em uma experiência museológica menor. O ano de 2021 viu a National Gallery de Londres, por exemplo, levar coleções abrigadas em várias de suas galerias até as movimentadas ruas do centro da capital inglesa, onde as pessoas podiam "ativar" as obras de arte ao escanearem QR Codes nas paredes. As coleções se mudaram, então, das salas da galeria para o acessível reino público, expondo as coleções do museu a um público mais amplo.
Ainda em Londres, o Museu Britânico abriga uma coleção permanente de oito milhões de obras - uma das maiores em existência. Como o museu obteve algumas delas, no entanto, complica a situação. Tesouros arqueológicos de lugares distantes como Nigéria, Egito e Grécia são encontrados no museu - muitas delas saqueadas em expedições coloniais.
Um projeto multimídia recente da Vice World News é um case provocador sobre como os itens saqueados podem ser apropriadamente contextualizados. Filtors do Instagram e áudio imersivo permitem que os visitantes escaneiem itens saqueados nas coleções do Museu Britânico, como os bronzes de Benin, a Pedra de Rosetta e os mármores do Parthenon. A interatividade é uma maneira útil de superar os limites da arquitetura física. Artefatos como os bronzes de Benin, por exemplo, são exibidos no layout padrão do museu - impessoalmente expostos contra uma parede branca.
Um estudo da Gensler em 2015 concluiu que a experiência museológica se tornará mais auto-dirigida, já que os visitantes poderão ter maior controle sobre o que querem ver e novos métodos de engajar com o museu. Projetos como o da Vice World News, aproveitando as vantages da AR, são ferramentas úteis para avançar na direção, e para investigar como o papel dos arquitetos especializados em projeter museus pode continuar a se desenvolver – sem que o resultado seja sempre refletido em arquitetura física. Espaços físicos e interativos de museus, ainda assim, continuam sendo projetados para o sucesso.
O Sonorous Museum em Copenhagen exibe instrumentos musicais utilizados através da história. Em conjunção com esses itens exibidos, há, no entanto, quatro estúdios de som - revestidos em madeira aconchegante e projetados para funcionar como salas de aula interativas. O design sutil avança para incentivar o elemento interativo, como um piso levemente suspenso na sala de aula para funcionar como um palco, e mobiliário construído para parecer simultaneamente um palco e uma área de performance.
Os museus continuarão sendo espaços importantes de reunião e aprendizado muito além no futuro, e a evolução deles e das tecnologias aprimoradas enquanto a comunidade estiver cada vez mais envolvida em conversas sobre design será algo fascinante de ver.